" Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Teria menos pressa e menos medo. Daria valor secundário às coisas secundárias; na verdade, bem poucas coisas levaria a sério. Seria muito mais alegre do que fui. Só na alegria existe vida. Manteria distâncias enormes das pessoas ciumentas e possessivas. Seria mais expontâneo. Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios. Seria mais ousado: A ousadia move o mundo. Iria a mais lugares onde nunca fui, tomaria mais sorvete e menos sopa, teria menos problemas reais e nenhum imaginário. Eu fui uma dessas pessoas que vivem preocupadamente cada minuto da sua vida; claro que tive momentos de alegria. Mas, se pudesse voltar a viver, tentaria ter somente bons momentos. A vida é feita disso: só de momentos, nunca percas 'O agora'. Mesmo porque nada nos garante que estaremos vivos amanhã de manhã. Eu era um desses que não ia a parte alguma sem um termómetro, um saco de água quente, um guarda-chuva ou um paraquedas; se voltasse a viver viajaria mais. Não levaria comigo nada que fosse apenas um fardo. Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no início da Primavera e continuaria assim até o final do Outono. Jamais experimentaria os sentimentos de culpa e ódio. Teria amado mais a liberdade e teria mais amores do que eu tive. Viveria cada dia como se fosse um prémio. E como se fosse o último. Daria mais volta na minha rua; contemplaria mais amanheceres e brincaria muito mais do que brinquei. Teria descoberto mais cedo que só o prazer nos livra da loucura. Tentaria uma coisa nova todos os dias, se tivesse outra vez uma vida pela frente. Mas como sabem, tenho 88 anos e sei que estou morrendo.
" Viver a Vida, Jorge Luis Borges
Tirei da greentea. Os destaques são meus!
Leio o texto e pergunto-me se todos nós mudaríamos muito da nossa vida
se nos fosse dada essa possibilidade...
Gosto do "trataria de cometer mais erros"!!!
Deixamos, muitas vezes, a VIDA passar por nós sem a agarrarmos com as duas mãos...às vezes, quando damos por isso, já é demasiado tarde!
16 comentários:
Agora estava a ficar zonza.... é que já tinha comentado na greentea (com outro tipo de letra) e já pensava que..... sei lá... a idade....
Ainda vamos a tempo, Amigona, de agarrar a vida com as duas mãos. Ainda vamos a tempo...
Beijos
Conhecia o texto!
Aprecio a frontalidade do testemunho!
Se eu chegar aos 88 anos...com as minhas faculdades mentais e outras em estado compatível...gostaria de escrever algo parecido!!!!
Bjks
Tens razão!
Beijinho hindyado
subscrevo.:)
beijinhos
Minha Querida Amiga Grande
Costumo passar pela Greentea e gosto muito dos seus posts.Acalmam-me, fazem-me reflectir, dão-me força....
Obrigada! Obrigada!
Vou reler e começo já a desvalorizar o que me tem andado a entristecer. Afinal,muitos amigos estão aqui.
Beijinhosssssss Muitossssssssss
Olá!
Obrigada pela partilha, gostei muito de ler.
Beijinhos
Isa
Às vezes não devemos pensar tanta na vida e arriscar mais ...!
Amigona,
Como recompensa, hoje tens um presente n`A Minha Matilde & Cª!
Bjks da M&M & Cª!
Eu faria o mesmo que fiz, amaria como amei, choraria como chorei, odiaria como odiei, porque todos estes sentimentos foram e continuam a ser fortes.
Amaria mais ainda, choraria mais ainda, se isso fosse concequência dos meus erros.
Erros como os que eu cometi, meu Deus!...
Que fosse possível voltar a cometer.
Para mim o que os outros podem considerar erros é vida, é amor.
Para mim a dor se consequência dum erro é vida.
Não há erros, há opções de vida que muitas vezes nos fazem sofrer, mas que, sendo uma escolha nossa não são erros, são a nossa vida.
Bj
Dá que pensar. E está certo.
Pensar na vida faz com a gozemos pouco, o fim será o memso para todos infelizmente é triste morrer mas a vida é mesmo assim...
beijo
Passei para reler este post. Soube-me tão bem!
Beijinhossssssssssssssssssss minha amiga grandeeeeeeeee
Tem um dia excelente!
Vamos lá então agarrar a vida com as duas mãos! Abanar-nos, sacudir-nos! Um beijo grande para ti. Quero, faço questão, de te agradecer pelo carinho, pelas palavras soltas que me vais deixando.
FORÇA.
a vida, o que mudar?
viver o momento, viver ...simplesmente com um sorriso...
abrazo europeo
*
se errar é humano,
vamos . . .
aprender com os erros
,
os meus,
os nossos,
os da humanidade
*
xi
*
Enviar um comentário