quarta-feira, outubro 10, 2007

Ganância





Após pressão da campanha "Pensem fora da garrafa" ('Think outside the bottle'), liderada pela Corporate Accountability International, a Pepsi Co., produtora da água engarrafada Aquafina foi forçada a admitir que esse seu produto não é mais que água da torneira. A Aquafina terá que adicionar ao seu rótulo, junto à imagem de riacho de montanha um texto que indique que a origem da água é a rede pública.

Mais de 40% da água engarrada tem como fonte água da torneira, incluindo a Dasani (da Coca-Cola) e Pure Life (da Nestlé). Tal abre portas para enormes lucros. O jornal Arizona Daily Star informa que meio-litro de Aqufina - contendo água do sistema municipal de Tuscson, Arizona - custa $1.39 numa loja de conveniência em Tucson. Directamente da torneira, 29 litros de água custa um centimo.
Embora seja a mesma água, na garrafa da Pepsi, o líquido custa 7000 vezes mais que a água municipal.

Estas companhias promovem as suas águas como mais limpas, puras e saudáveis que a água das redes municipais, embora se alimentem desses sistemas para encher as suas garrafas (e os seus bolsos). Ao promoverem o consumo de água engarrafada criam também um acréscimo de lixo proveniente das garrafas vazias. Só nos EUA 60 milhões de garrafas de plástico são deitadas ao lixo diariamente, a maioria das quais não é reciclada. O Pacific Institute concluiu que a produção de garrafas para água nos EUA consumiu cerca de 17 milhões de baris de petróleo, não incluindo o consumo ligado ao transporte, responsabilizando o sector de engarrafamento de água pela produção de 2.5 milhões de toneladas de CO2. A "água pura de montanha" afinal vem da torneira, e produz quantias significativas de gases de estufa. Mais absurdo, a produção de um litro de água engarrafada exige o consumo de 3 litros de água!



In: http://jangada-de-pedra.blogspot.com/2007_08_01_archive.html

11 comentários:

Isamar disse...

E assim vai o mundo. Será que temos mesmo de viver num mundo de enganos? Ai o homem! E assim o planeta vai também caminhando para o abismo. Querem-no numa rota irreversível?

Beijinhosssssss Muitossssssssss

Tem um bom dia, madrugadora.

Unknown disse...

Amigona - ja sabes que onde muita gente ve lucro... e que e muito mais "fino" beber agua engarrafada do que da torneira.
Estranhamente, em quase todos os paises europeus e nos EUA, a agua canalizada e de melhor qualidade, mais barata e com analises quase diarias.
Beijinhos

poetaeusou . . . disse...

*
por onde tens
andado, amigona ?
,
. . . ésólá ?????
,
xi
*

Carminda Pinho disse...

E é assim amigona que, se fazem grandes fortunas.
Nada como a águinha da torneira, desde que os serviços municipalizados sejam de confiança.:)))
Beijinhos

Alma Minha disse...

De mentiras vive o mundo :(((

Obrigada pela visita... pois... não sei que me deu... mas nunca mais fui capaz de escrever no meu "Alma Minha", mas como não tenho coragem para abandonar os Amigos que fiz por aqui... vou andando lá pelo "Moldura"...

Beijos do fundo da Minha Alma

susana disse...

Isto é tudo a roubar, enfim!
Mais vale então levar de casa uma garrafinha cheia de água da torneira, que se poupa muito dinheirinho!
beijinhos miss

Susete Evaristo disse...

Somos previligiados na qualidade da agua que temos nas nossas torneiras embora muita gente tenha a ilusão de que a agua engarrafada é melhor. Para mim melhor melhor só a agua da fonte nova um furo a 70 metros no meu alentejo profundo.

Maria disse...

Olha só o negócio....
Desta vez não foram os portugueses, hábeis neste tipo de esquemas....

Beijinhos

greentea disse...

é assim com essa PUREZA que eles nos vão dando baile...e nós infelizmente dançamos mesmo que os pés estejam apertados no sapatinho de veradeus....


beijinhos

Miguel disse...

Ganancia ...!?
Mas que mundo vivemos nós ...!?

Que tristeza ...!

Bjks da M&M & Cª!

avelaneiraflorida disse...

Já tive de "aturar" um vendedor de máquinas de àguas "puras"...
consegui desfazer-me dele a tempo!!!!

Continuo a beber a mesma água e ainda estou vivinha da silva!!!!