sexta-feira, maio 11, 2007

Denúncia






NÃO, NÃO CONSIGO COMPREENDER NEM ACEITAR!!!!






Há dias ouvimos falar que na China em pleno século XXI e a dois dias dos Jogos Olimpicos, milhares de cães foram barbaramente arrancados aos seus donos , espancados e mortos. Hoje, outra noticia, dá conta das atrocidades praticadas no Canil Municipal de Beja, conforme divulga a SOUKHA.
No dia 27 de Março de 2007 foram abatidos indiscriminadamente 16 cães que estavam no Canil Municipal de Beja. O que me leva a denunciar esta triste ocorrência é um conjunto de situações que descambou neste triste fim.
Os animais errantes do concelho de Beja são capturados e levados para o canil municipal que se divide num canil exterior com cerca de 3 por 7m e um edifício com quatro levas que, por sua vez estão divididas em boxes de 80 por 80cm.
Durante meses, os animais capturados foram "empilhados" dentro do espaço exterior (provavelmente porque é mais fácil limpar um canil exterior do que vários interiores). Cadelas com cio misturadas com vários machos (inevitavelmente acabaram por parir ali mesmo - uma das cadelas foi morta pelos outros animais devido ao cheiro a sangue do parto recente); cachorros misturados com animais doentes.
Por várias vezes esta situação foi reportada pessoalmente no gabinete do Pelouro responsável. Foi feito envio de fotos por email mas a situação manteve-se.




sem pré-aviso algum, a Veterinária Municipal, fazendo-se acompanhar de um auxiliar, dirigiu-se às instalações para abater todos os seus ocupantes. O funcionário da associação, que há muitos anos conhece o procedimento de tratamento e abate da Veterinária Municipal intercedeu junto da mesma para que não continuasse, ao que foi ameaçado com a pessoa do Vereador e a Polícia.Talvez a forma como o nosso funcionário intercedeu na matança não fosse a melhor, mas é ele quem, dia após dia, testemunha as situações, tendo por várias vezes feito tratamento a alguns animais porque a Veterinária apenas se desloca ao Canil para abater cães vadios ou para vacinar os cães em tempo estipulado pela legislação.Por várias vezes, vários amigos do Cantinho arcaram com as despesas de eutanásias devido à ausência/incompetência da Veterinária. Ontem o método de abate que foi testemunhado foi o seguinte: a Veterinária e o auxiliar usaram luvas de aço (iguais às usadas nos talhos), colocaram açaimes nos focinhos dos cães e injectaram o produto directamente no coração provocando uma tortura atroz que nem sempre causava a morte (alguns animais ainda estavam vivos enquanto os atiravam para a pilha de cadáveres).
Além das óbvias questões de ética que se levantam, cabe-nos divulgar este tipo de acontecimento para que não se repita no futuro.
Para tal, contamos com o V. apoio para mostrar à Câmara Municipal de Beja a força das associações, agrupamentos e particulares que lutam pelos Direitos dos Animais.
Por favor, enviem a V. mensagem de desagrado para geral@cm-beja.pt.
Obrigada
Como podem ter reparado, o único email que surge no site da Câmara Municipal de Beja é generalista – e não chega a existir qualquer confirmação de recepção de emails (a desculpa sempre é que existe qualquer problema com o servidor).
Assim, venho solicitar-vos, caros amigos e companheiros de luta e ideais a, mais uma vez, demonstrarem o vosso desagrado/raiva/tristeza/etc mas através de carta para a seguinte morada:
a/c Presidente da Câmara Dr. Francisco Santos
Câmara Municipal- Praça de República
7800-427 Beja
ou a/c Vereador Miguel Ramalho
Câmara Municipal- Praça de República 7800-427 Beja

outros endereços http://soukha.blogspot.com/

acompanhem a evolução e declarações do presidente da cmb, em

http://pracadarepublica.weblog.com.pt/

5 comentários:

greentea disse...

OBRIGADA AMIGONA POR DIVULGARES!!

NÃO TENHO APARECIDO POIS ANDO CHEIA DE TRABALHO E AGORA SURGIU ISTO, ESTE MASSACRE HORRIVEL,
QUE ESPERO NÃO SEJA EM VÃO SE TODOS DENUNCIARMOS E NOS ERGUERMOS PARA Q ACABEM ESTAS CHACINAS !!!

uM BEIJO PARA TI

Cusco disse...

Após uma breve ausência venho agradecer a visita e deixar os votos de um bom fim de semana.
Estive adoentado com um pouco de Febre..

Até breve
SE DEUS QUISER!

Moinante disse...

De bagagem às costas , vagueando por aí , por entre caminhos e veredas , aqui cheguei . Pousei a bagagem , e admirei este novo mundo ...

Há uns meses largos já tinha lido esta noticia na página do meu amigo " Zig " « Blog do Zig » Beja . Fiquei indignado pior fiquei , quando soube que tinha sido a própria Veterinária dos serviços camarários a administrar a injecção letal . Deve ter a consciência muito pesada ...
Esperamos que quem ordenou e cumpriu sem escrúpulos sejam severamente punidos .

Votos de um bom fim de semana .

Anónimo disse...

Este mundo está cheio de selvagens! Como é possível fazerem uma coisa destas? Isto revolta-me... os homens, sim, são animais!

beijinhos*
obrigado por divulgares!

antónio paiva disse...

.....................

Amiga,

mas nós vivemos numa sociedade onde nós humanos, não cuidamos, amamos e respeitamos as nossas "crias" como leas merecem. Sim, não somos capazes de cuidar da nossa espécie, como vamos ser capazes de cuidar dos outros animais?

Querida Amiga, desculpa a minha dureza, mas revolta-me desumanidade, qualquer espécie de desumanidade, mas sobretudo aquela que cometemos com os que têm a nobre tarefa de perpetuar a nossa espécie. Quando conseguirmos cuidar de nós enquanto espécie, estaremos preparados para cuidar de qualquer outra.

.....................

Beijinhos, noite serena e boa semana